Modernização é vital para sucesso do PDE, diz Albuquerque

Em: 13/02/2020 às 13:35h por Canal Energia

Ministro disse que ainda acredita em aprovação do projeto do GSF no Senado

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, que a modernização do setor elétrico é vital para o êxito do Plano Decenal de Energia 2029. O PDE foi lançado pelo ministro em cerimônia na última terça-feira, 11.

No mesmo dia, Albuquerque conversou com o senador Marcos Rogério (DEM-RO), relator do PLS 232, para discutir a tramitação do projeto do novo marco legal do setor. Ele repetiu a previsão do senador de que o PLS deve ser pautado na Comissão de Infraestrutura depois do Carnaval, onde deverá ser votado em dois turnos. Segundo o ministro, a ideia é de que ele vá o mais rápido possível para a Câmara dos Deputados.

Perguntado sobre a possibilidade de que a questão do GSF seja decidida na semana que vem pelo Superior Tribunal de Justiça, Albuquerque disse que ainda tem expectativa de que o projeto de lei que trata do assunto seja resolvido pelo Congresso Nacional. “Acredito que todos os esclarecimentos já foram prestados. O governo já colocou sua posição para o Senado Federal agora recentemente. Essa semana mesmo fiz isso, e acreditamos que se o Congresso entender que ele pode aprovar esse projeto acho que esta tudo resolvido, conforme foi acordado”, disse após participar da entrega do Prêmio Aneel de Qualidade.