A MAIORIDADE DO NIEPE

Em: 23/04/2020 às 14:36h por NIEPE

A MAIORIDADE DO NIEPE

IVO LEANDRO DORILEO - Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético–NIEPE/UFMT

Este 23 de abril de 2020 marca os 21 anos de criação do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético da nossa Universidade Federal de Mato Grosso.

A necessidade de estudos na área energética associados ao desenvolvimento regional e a participação mais efetiva e permanente da UFMT nas pesquisas e na formação de recursos humanos neste tema eram demandas emergentes, como ainda hoje. Como a UFMT participaria do debate nacional, a partir do fim da década de 1990, sobre o efervescente e sempre dinâmico modelo do setor energético? Como poderia inserir pesquisadores e alunos em tão importante tema que afeta diretamente a sociedade? A retomada do planejamento energético regional era uma questão não somente técnica, mas, de honra, pois nem balanços energéticos eram mais realizados no Estado.

Em 1997, o estudo pioneiro denominado “A Questão Energética em Mato Grosso – Elementos Essenciais ao Planejamento”, que apresentou valioso banco de dados de potencialidades e necessidades energéticas do Estado, além de um diagnóstico dos seus sistemas energéticos, recomendou a criação de um Núcleo que permitisse a realização de pesquisas e promovesse estudos interdisciplinares sobre o tema energia, priorizando os potenciais energéticos locais.

Numa universidade tomada por ideias retrógradas da “antiga academia” das faculdades e institutos, dos nichos isolados, a coragem de professores como Otacílio Borges Canavarros, Ildomar Freitas de Oliveira, Serafim Carvalho Melo, José Mário Fontes Amiden, Aluísio Borba, além de mim, com apoio da UNICAMP- que já detinha e mantém um Núcleo idêntico, o NIPE -, foi criado o NIEPE, com a caneta destemida do Reitor Fernando Nogueira de Lima, um grande incentivador do Núcleo. De estrutura interdisciplinar, aberto à participação das instituições do setor energético, das Unidades-afins da Universidade em seu Conselho Científico, representa a integração entre todos os objetivos-fins da universidade compartilhando conhecimento e prática com alunos de graduação e pós-graduação.

Foi a lâmina sobre os pusilânimes da universidade que a veem fechada para a sociedade. Viveu uma saga de conquistas e reconhecimento científico em meio a tantas barreiras, como a que o deixou sem espaço físico para atuar organizadamente durante um ano, sem endereço. Um rico banco de dados de trabalhos realizados e produção técnica entre pesquisas aplicadas, artigos científicos, publicações em revistas, trabalhos de extensão, e organização e participação em congressos e seminários, permitem ao NIEPE o apoio contínuo ao ensino, à pesquisa e à extensão e o estabelecimento da necessária conexão universidade-comunidade externa, ações que o posicionam entre os principais centros de pesquisa do setor energético do Brasil em parceria com outras grandes universidades e instituições.

Parabéns a todos os seus fundadores, criador, servidores – distintamente à Margarete Nunes (desde as primeiras horas), membros, conselheiros e instituições apoiadoras. Agradecimento especial à quase sexagenária Faculdade de Economia, sua casa desde 2012.