Consumo no mercado livre avança 13,3% na primeira quinzena de julho

--

Em: 28/07/2021 às 09:32h por CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica

Dados da CCEE destacam crescimento em serviços, saneamento, têxteis e comércio

O consumo de energia elétrica no mercado livre, no qual indústrias e empresas de grande porte negociam contratos diretamente com geradoras ou comercializadores, cresceu 13,3% na primeira quinzena de julho, na comparação com os mesmos dias do ano passado. Foram consumidos 21.405 megawatts médios no segmento, que representam 35,9% do total de eletricidade consumida pelo país nesse período. Os dados são preliminares e fazem parte do Boletim InfoMercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

“O avanço é resultado da retomada gradual da economia e da expansão do Ambiente de Contratação Livre de energia, que segue um ritmo contínuo de adesões de novos consumidores. Porém, mesmo se desconsiderarmos a entrada de novas cargas nos últimos 12 meses, o segmento teria crescido 8,4%”, afirma Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da CCEE.

Entre os setores monitorados pela Câmara de Comercialização, destaque para Serviços (35,8%), Saneamento (31,0%), Têxteis (26,3%), Comércio (19,2%) e Veículos (18,0%). A demanda foi maior entre consumidores livres, aqueles com carga acima de 1,5 MW, e que no período consumiram 15.357 MW médios. Já os consumidores especiais, com carga entre 500 kW e 1,5 MW utilizaram 3.643 MW médios.

Já o mercado regulado registrou redução de 1,9% no consumo de eletricidade nas primeiras duas semanas de julho, excluindo a migração de cargas nos últimos 12 meses, e retração de 4,1, considerando as novas adesões. Nesse ambiente estão as pequenas e médias empresas e os consumidores residenciais, que juntos demandaram a maior parte (38.302 MW médios) da energia consumida pelo país.