ONS recebe ofertas para Resposta da Demanda

Em: 24/11/2023 às 09:46h por Canal Energia

Objetivo é trazer resultados mais vantajosos para o sistema e modicidade tarifária,. Produtos terão lotes mínimos de 5 MW por submercado

O Operador Nacional do Sistema Elétrico está recebendo propostas para o programa estrutural de resposta da demanda, vigente desde outubro de 2022 e instituído pela Resolução Normativa Aneel nº 1040/2022. O programa prevê o recebimento de ofertas de redução do consumo de consumidores participantes do Ambiente de Contratação Livre previamente habilitados, como recurso adicional para atendimento ao Sistema Interligado Nacional, desde que aceita pelo ONS.

O objetivo é obter resultados mais vantajosos tanto para a confiabilidade do sistema elétrico como para a modicidade tarifária dos consumidores finais. Com as temperaturas acima da média na maior parte do país, o Operador sinaliza a necessidade de utilização deste recurso para atendimento a ponta de carga do SIN, sendo a resposta da demanda um excelente recurso para contribuir para a segurança operativa, de forma sustentável e com redução dos custos.

Os agentes interessados devidamente cadastrados na CCEE e no ONS poderão enviar semanalmente as suas propostas, até às 12h de quinta-feira, que passarão a valer para a semana operativa seguinte, de sábado a sexta-feira. As ofertas serão confirmadas no dia anterior ao despacho. Os produtos ofertados terão lotes mínimos de 5 MW, por submercado, com períodos de 4 até 17 horas, e volume padrão de 1 MW.