COP28: Governo anuncia pacote de R$ 21 bi para transição energética

Em: 04/12/2023 às 11:04h por Canal Energia

Cinco editais foram lançados para temas como bioeconomia, infraestrutura e mobilidade elétrica

O governo brasileiro anunciou investimentos de quase R$ 21 bilhões em áreas voltadas ao desenvolvimento da economia sustentável. Foram lançados cinco editais nesta sexta-feira, 1º de dezembro, durante o segundo dia da COP 28, todos centrados no debate da transição energética visando o enfrentamento ao aquecimento global e mudanças climáticas, numa ação conjunta do ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com a pasta do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Finep e BNDES. Os projetos devem envolver subtemas como bioeconomia, infraestrutura e mobilidade.

Além dos editais, o ministério apresentará a plataforma SIRENE Organizacionais, uma ferramenta pública que vai receber os inventários de emissões de gases de efeito estufa de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor de todos os setores econômicos. A plataforma, desenvolvida em parceria com a Confederação Nacional da Indústria, pretende atender uma demanda do setor produtivo por um sistema nacional de Relato, Mensuração e Verificação que esteja alinhado aos desafios da implementação de um mercado regulado de carbono no país.

Brasil na COP 28

Até 11 de dezembro, o pavilhão brasileiro na COP 28 sediará uma série de painéis que terão a participação de representantes do Governo Federal, da iniciativa privada e da sociedade civil em debates sobre diversos temas ligados ao clima e à energia renovável. São dois palcos ligados a dez eixos temáticos: Adaptação e Perdas e Danos, Financiamento Climático e Mercado de Carbono, Florestas e Bioeconomia, Governança Climática Compartilhada: Entes e Poderes, Indústria e gestão de Resíduos, Justiça Climática, Juventudes, Igualdade de Gênero e Racismo Ambiental, Oceanos, Gestão Costeira e Recursos Hídricos, Povos Indígenas, Povos e Comunidades Tradicionais, Segurança Alimentar e Agricultura de Baixa Emissão de Carbono e Transição Energética e Transportes.

Representando o Ministério de Minas e Energia, o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento, Thiago Barral, destacou ser um dia histórico para a pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil para o cumprimento das metas climáticas, afirmando em seu discurso que “a ciência voltou”. Para o ministro Alexandre Silveira, o anúncio demonstra a união e a reconstrução que o país está vivendo com a aliança de três políticas de estado sob coordenação governamental.