Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse em entrevista na COP 28, em Dubai, que conversou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre importância da tramitação rápida na casa dos projetos da pauta verde que estejam adequados do ponto de vista do interesse do consumidor de energia brasileiro, para que o governo possa adiantar a implementação de politicas com a do hidrogênio e a da eólica offshore.
Ele lembrou que o projeto do marco legal do H2 já foi aprovado na Câmara. Sobre o PL da offshore, votado na casa na semana passada, disse que não conhecia ainda o texto do deputado Zé Vitor, que incluiu uma série de emendas beneficiando térmicas a carvão e a gás natural, entre outros temas sem relação com o projeto original do Senado. O texto terá de ser analisado pelos senadores.
“A notícia que eu li pela imprensa é que realmente ela tem 16 ou 17 pontos que tem que ser melhor estudados pelo governo, por nós, do Ministério de Minas e Energia, mas ainda não é, nem de perto, o momento adequado [de falar em vetos à proposta], porque esse projeto foi aprovado apenas pela Câmara dos Deputados e deve passar pelo Senado. A hora que for aprovar, o Senado pode, inclusive, suprimir algumas coisas ou acrescentar”, disse Silveira, acrescentando que ele e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, serão muito rigorosos para preservar e estimular a economia brasileira.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental