Aneel lança guia para avaliar maturidade tecnológica do setor

Em: 22/01/2024 às 08:55h por Canal Energia

Documento vai orientar players do setor no desenvolvimento e implementação de tecnologias inovadoras

AAgência Nacional de Energia Elétrica lançou na última terça-feira, 16 de janeiro, o Guia de Avaliação da Maturidade Tecnológica da Aneel. Este guia serve como uma bússola para as empresas de energia elétrica, orientando-as no desenvolvimento e implementação de tecnologias inovadoras. Para mais detalhes sobre o Guia, acesse o link.

O documento utiliza a escala de Maturidade Tecnológica, conhecida como Technology Readiness Level, que é uma métrica padrão adotada internacionalmente para avaliar o grau de desenvolvimento de uma tecnologia. A escala TRL varia de 1, onde os princípios básicos são observados e relatados, até 9, que indica tecnologia em operação conforme o esperado em um ambiente real. A adoção do guia, segundo a Aneel, é um passo estratégico para impulsionar o setor de energia elétrica rumo à inovação e sustentabilidade.

O guia é parte do Plano Estratégico Quinquenal de Inovação para o período de 2024 a 2028, que tem como um dos seus objetivos estratégicos incentivar o aumento do nível de maturidade tecnológica de soluções desenvolvidas no âmbito do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação regulado pela Aneel.

A expectativa é que, com a implementação do guia, haja um aumento significativo na rede de inovação com parceiros industriais, promovendo um ambiente de desenvolvimento tecnológico mais robusto e colaborativo.