Previsão de carga para janeiro recua e vai a 9,9%

Em: 22/01/2024 às 08:57h por Canal Energia

Reservatórios do SE/CO devem chegar a 63,3% no fim do mês

Dados do Programa Mensal da Operação indicam que a carga de energia no Sistema Interligado Nacional para o mês de janeiro deve experimentar uma variação de 9,9%. Na última semana, o aumento era de 10,7% na semana anterior. No Sudeste/ Centro-Oeste, o aumento no mês deve ficar em 11,2%, abaixo dos 11,9% da semana passada. No Nordeste, a variação da carga deve chegar a 10,1%, menor que os 10,4% anteriores. Na região Sul, os 6,5% recuam para 5,1%, enquanto no subsistema Norte virá a maior variação, junto com o Sudeste, de 11,2%, previsão inferior aos 12,4% anteriores

ONS

O volume dos reservatórios do Sudeste/ Centro-Oeste deve chegar a 63,3% no fim do mês, em linha com os 63,4% da semana passada. No Sul, os níveis sobem e o armazenamento local é estimado em 75,6%, acima dos 69% da previsão anterior. Na região Nordeste, há um ligeiro aumento e o volume sobe de 53% para 53,3%.

ons

A estimativa de Energia Natural Afluente do SE/CO em 31 de janeiro é de 42.203 MW med, que é 64% da média de longo termo. No Sul, os 9.058 MW med esperados equivalem a 120% da MLT. Na região Nordeste, a expectativa de ENA é de 5.605 MW med, o mesmo que 42% da MLT. Já na região Norte, a ENA no fim do mês deve ficar em 10.361 MW med, o equivalente a 65% da MLT.

Para a próxima semana operativa, o despacho térmico esperado é de 5.192 MW med, todo por inflexibilidade. Desse total, 2.840 MW med serão no SE/CO, 1.371 MW med no Norte, 977 MW med no Sul e 4 MW med no Nordeste.