2024 será crucial para eletrificação de transportes, diz Wood Mackenzie

Em: 24/01/2024 às 11:09h por Canal Energia

Segundo relatório, desenrolar de eleições presidenciais nos EUA e movimentações no mercado chinês serão pontos de atenção

O ano de 2024 será vital para a eletrificação dos transportes. As eleições presidenciais nos EUA, as movimentações do mercado chinês e as baterias de lítio aparecem como pontos de observação no relatório ‘Cadeia de fornecimento de veículos elétricos e baterias: 5 coisas a procurar em 2024’, produzido pela Wood Mackenzie.

Na avaliação de Max Reid, analista principal de veículos elétricos e serviço de cadeia de abastecimento de baterias da consultoria, o aumento da produção chinesa baterias à base de ferro em 2023 fez com que os produtores de células chinesas capitalizassem a experiência em química de baixo custo. Isso permitiu à China anunciar avanços no carregamento rápido e melhorias na densidade energética, colocando marcas estrangeiras em risco de perder participação de mercado.

De acordo com o relatório, à medida que a corrida eleitoral nos EUA entra na reta final, as políticas em torno dos veículos elétricos aparecerão na campanha para os principais candidatos. Os democratas irão enfatizar os benefícios do crescimento do emprego no “cinturão de baterias” e a redução das mortes relacionadas com a poluição através da adoção de VE. Por outro lado, os candidatos republicanos argumentarão contra a redução da liberdade de compra para os cidadãos, alegando que o aumento nas compras de VEs beneficiará indiretamente as entidades chinesas.

Segundo Prateek Biswas, analista de transporte e materiais da Wood Mackenzie, os principais candidatos republicanos deixaram explicitamente clara sua intenção de eliminar o subsídio federal de US$ 7.500 para veículos elétricos e adicionar um imposto sobre essa categoria. Ainda segundo ele, isso traria não apenas redução dos investimentos em veículos elétricos, mas também prejudicaria a lucratividade e o potencial de investimento futuro de líderes globais de veículos elétricos como a Tesla.

Na China, os fabricantes de automóveis chineses deram prioridade à melhoria do software dos veículos, um fator crucial para o comprador médio de veículos chinês mais jovem. Sendo o maior mercado mundial de automóveis de passageiros, o rápido crescimento contínuo da China é vital. Qualquer desaceleração poderá resultar em quedas significativas nas margens devido à crescente subutilização das fábricas existentes de veículos com motores de combustão interna.

O futuro do mercado europeu de VE está em jogo. São esperados direitos compensatórios sobre as importações chinesas, representando uma ameaça significativa ao potencial de vendas dos líderes do mercado europeu de veículos eléctricos, incluindo Tesla, Dacia e MG, que dependem fortemente da importação de modelos de volume da China. Egor Prokhodtsev, analista sênior de investigação, transporte e mobilidade da Wood Mackenzie, enfatiza as implicações, afirmando que além do impacto nos VEs fabricados na China, a principal influência seria na taxa de penetração de VE na região.

Quanto as baterias, o relatório sinaliza que os fabricantes de automóveis poderão ter um mais cautela na compra de células em 2024. Segundo dados da China Automotive Battery Innovation Alliance, dos 747 GWh de baterias de energia produzidas na China em 2023, apenas 387 GWh foram instalados em produtos. De acordo com a Wood Mackenzie, as montadoras provavelmente estão dependentes do fornecimento seguro de células para as vendas de VEs que não se concretizaram.

A previsão é que os excedentes de lítio, cobalto, níquel e grafite continuem por vários anos, trazendo alívio aos produtores de células e aliviando as preocupações com o aumento dos custos dos materiais.