Acende Brasil: energia turbinável vertida ficou em 6,5 GW em 2023, aponta estudo

Em: 30/01/2024 às 10:57h por Canal Energia

Programa de Energia Transparente mostrou que houve total recuperação dos reservatórios nos últimos dois anos e identificou uma sobreoferta de energia

O Programa Energia Transparente (PET), uma iniciativa do Instituto Acende Brasil, mostrou um panorama recente do atendimento energético onde houve total recuperação dos reservatórios nos últimos dois anos e os custos marginais de operações semanais foram nulos durante todo o ano de 2023. Além disso, o PET 17 identificou-se uma sobreoferta de energia durante o ano.

Segundo o diretor de assuntos econômicos e regulatórios do Instituto, Richard Lee Hochstetler, na revisão da regulação da MMGD foi observado alguns ensinamentos. “Tem a consulta pública também para avaliar a questão da aplicação de microgeração distribuída remota compartilhada que se aproxima muito de comercialização e tem sido muito dedicada, mas o que eu destacaria mais neste ano é questão das concessões vincendas de distribuição, onde uma parcela muito grande das distribuidoras está chegando ao final de suas concessões e o Ministério de Minas e Energia estabeleceu diretrizes e o TCU analisou e aprovou agora em janeiro”, disse.

O PET 17 apontou uma consolidação da regulação para GD, pois diversos pontos da Lei 14.300 que institui o sistema de compensação de energia elétrica para a MMGD foram delimitados e regulamentados na resolução normativa 1.059/2023 e está em discussão, na tomada de subsídio 18/2023, a adoção de mecanismos para identificar e coibir a comercialização dos créditos da MMGD.

Entre os avanços regulatórios da RN 1.059/2023 o documento destaca a criação do critério de usina despachável: hidrelétricas, cogeração qualificada, biomassa e fontes de geração fotovoltaica com capacidade mínima de armazenamento por baterias de 20% da geração mensal da usina

Além disso, uma maior clareza nos requisitos de solicitação de acesso e garantia de fiel cumprimento: diferentes modalidades (caução, título em dívida pública e fiação bancária), custódia pelas distribuidoras de energia, prazos e renúncia. Outro destaque é a compensação de energia e regras de faturamento: após a regra de transição e a MMGD do grupo A devem remunerar a demanda contratada (pode ser nula caso a unidade apenas injete energia ou seja de atendimento auxiliar/infraestrutura local) e faturada, tanto para o consumo quanto para a central geradora conectada no ponto de conexão.

Já no quesito confiabilidade, Richard Lee Hochstetler citou dois grandes eventos importantes em 2023, os blecautes de agosto e novembro. “É muito importante pensar em como lidar com esses novos desafios que surgem e que estão mudando ao longo do tempo a matriz energética com essa participação crescente de fontes não controláveis que variam em função da disparidade de ventos e chuvas. Então os serviços ancilares se tornam cada vez mais relevantes”, pontuou.

Vale lembrar que no dia 15 de agosto de 2023, um blecaute atingiu todos os subsistemas do SIN, resultando no corte de carga de 23.368 MW. A recomposição total do sistema ocorreu às 14h49. Como mecanismo preventivo, no dia 16 de agosto de 2023 o ONS começou a realizar a redução preventiva do montante possível de exportação de energia pelo nordeste. Segundo o PET 17, este montante foi utilizado para permitir uma maior redundância no sistema, aumentando a confiabilidade após o blecaute.

O outro evento ocorreu no dia 3 de novembro de 2023 no estado de São Paulo resultante de fortes tempestades na região. Durante o ocorrido, foram registradas fortes rajadas de 56 nós (ou 103,7 km/h). As condições severas de vento, que ultrapassaram os limites para projeto de linhas aéreas (até 94 km/h), resultaram no desligamento de diversos pontos nas redes de distribuição. Apesar da intensa mobilização de todas as equipes das distribuidoras para construir os trechos destruídos pelas tempestades, a seriedade e profundidade dos estragos deixou cerca de 2 milhões de consumidores (residências, estabelecimentos comerciais e públicos) na capital paulista sem acesso à energia elétrica.