Eletrobras deposita R$ 924 milhões para descarbonização da Amazônia Legal

Em: 06/02/2024 às 08:41h por Canal Energia

Aporte estava previsto em processo de capitalização da companhia

A Eletrobras depositou no último dia 31 de janeiro R$ 924.171.762,50, conforme previsto no processo de capitalização da companhia. Os recursos serão destinados à descarbonização da Amazônia Legal, buscando, ao mesmo tempo, a redução do custo de geração e a interligação de regiões remotas, que hoje tem na sua maioria, energia produzida a partir do óleo diesel.

De acordo com a Eletrobras, as interligações das regiões remotas e os projetos de produção de energia elétrica com base em fontes renováveis na região amazônica reduzirão o consumo de diesel e diminuirão as emissões de gases de efeito estufa.

Já nas bacias do Rio São Francisco e Parnaíba, bem como nas áreas de influência dos reservatórios de Furnas, a agenda de revitalização de recursos hídricos das bacias impactadas terá impacto positivo com aumento de recarga das vazões afluentes e flexibilidade operativa dos reservatórios das usinas hidrelétricas da Eletrobras.

As ações e projetos relativos à legislação, bem como premissas para auditoria, são aprovadas pelos Comitês Gestores, liderados pelo Ministério de Minas e Energia, no caso da Amazônia Legal, e pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, para as ações de revitalização de bacias hidrográficas.