Exportação recorde para Argentina e Uruguai gerou benefício de R$ 886 milhões ao Brasil em 2023

Em: 08/02/2024 às 11:48h por CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica

Operação coordenada pela CCEE e ONS diminui custos da geração das hidrelétricas, beneficiando os consumidores brasileiros

O Brasil exportou 843 megawatts médios de energia elétrica para a Argentina e Uruguai em 2023, o maior volume de toda a história do país, segundo estudo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. A venda gerou um benefício de R$ 886 milhões para o país. O recurso ajuda a diminuir o custo de produção nas hidrelétricas e consequentemente reduzem impactos na tarifa dos consumidores brasileiros.

A negociação com os países vizinhos foi favorecida pela implantação do procedimento competitivo para a Exportação de Vertimento Turbinável – EVT, uma operação coordenada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, com aval do Ministério de Minas e Energia – MME.

“A demanda dos mercados argentino e uruguaio combinou com um cenário bastante positivo para o Brasil, com reservatórios que se recuperaram no período úmido. Conseguimos otimizar o uso da água, convertendo um recurso hídrico que passaria pelo vertedouro das usinas sem gerar nada em vantagens para a sociedade”, diz Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da CCEE.

O EVT comercializa energia elétrica produzida a partir da água que seria liberada pelas comportas dos geradores hídricos, um procedimento comum em cenários hidrológicos favoráveis, como o atual. A operação foi lançada em outubro de 2022, com base na Portaria Normativa nº 49/2022 do MME.