Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

ANEEL debate transição energética, mercado livre e consumidor de energia em conferência do mercado financeiro

Em: 08/02/2024 às 11:52h por ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

A ANEEL participou do CEO Conference nesta quarta-feira (7/2), em São Paulo (SP)

 


O protagonismo do Brasil no contexto mundial da transição energética, os avanços na abertura do mercado livre e a alocação mais eficiente de custos no setor elétrico foram alguns dos cenários apresentados nesta quarta-feira (7/2) pelo Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Sandoval Feitosa, no CEO Conference 2024. Organizado pelo BTG Pactual, o encontro é uma das principais conferências do mercado financeiro com dirigentes dos setores público e privado.

“Estamos falando não só de transição energética, que o Brasil já alcançou, mas sim de transformação energética”, destacou Sandoval Feitosa ao comentar a forte expansão das fontes renováveis na matriz elétrica nacional e a importância do gás natural e das hidrelétricas para a segurança do sistema.

Em painel sobre transição energética, infraestrutura e o papel do consumidor, o Diretor-Geral ressaltou os desafios da regulação técnica e econômica voltada a garantir a atratividade do setor e a racionalização dos custos – especialmente sob o ponto de vista dos consumidores. “Além do debate com a sociedade e de instrumentos de transparência como o Subsidiômetro da ANEEL, temos a liderança do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na condução das discussões sobre a importância de termos uma energia elétrica barata, acessível e que possa assegurar igualdade social, desenvolvimento regional e crescimento do País”, concluiu.

Também participaram do evento os Ministros Fernando Haddad, da Fazenda, Rui Costa, da Casa Civil, e Renan Filho, dos Transportes, além do Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e de dirigentes de start-ups, de empresas públicas e privadas de diversos segmentos.