Hidrelétricas são responsáveis por mais de 60% da geração de energia elétrica brasileira

Em: 09/02/2024 às 11:23h por USP - Universidade de São Paulo

Fernando de Lima Caneppele explica o que é e qual a importância dessa matriz energética

Energia hidrelétrica. O Brasil é conhecido mundo afora pela capacidade de suas águas em gerar energia elétrica. As usinas de Itaipu, de Belo Monte e de São Luiz do Tapajós são algumas das responsáveis por cerca de 62% da produção de energia elétrica no País, segundo o Balanço Energético de 2023 realizado pela Empresa de Pesquisa Energética.

Mas, antes de abordar em mais detalhes, o quão importante é a energia hidrelétrica, como ela surgiu?

Origens

A água em movimento como forma de gerar energia é uma das mais antigas formas de produção de energia renovável. Existem registros desse uso do tempo da Grécia Antiga e do Império Romano, na Europa, sobre moinhos movidos à água.

“Em 1878, nos Estados Unidos, uma usina hidrelétrica de pequeno porte foi instalada pela primeira vez. Atualmente, as usinas possuem grande capacidade e a energia elétrica produzida por elas alcança milhões de pessoas“, conta o professor Fernando de Lima Caneppele da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP.

O destaque da geração de energia pelas usinas hidrelétricas é que ela é considerada uma das mais limpas e seguras, além de emitir uma baixa quantidade de poluentes. “As usinas hidrelétricas utilizam a energia presente nas correntes dos rios e a transformam em energia cinética para movimentar uma turbina, que transforma essa energia em energia elétrica”, explica Caneppele.

Brasil

Segundo a Agência Internacional de Energia, mais da metade da energia elétrica gerada vem de recursos não renováveis. “Em 2019, 16,1% de toda a energia elétrica produzida originou-se de usinas hidrelétricas. Já em âmbito nacional, os números são bem diferentes [são maiores]”, completa o professor.

Os países que mais utilizam hidrelétricas são Brasil, China, Canadá, Rússia e Estados Unidos.