ONS: Carga mantém perspectiva de avanço em fevereiro, com destaque para o sul

Em: 14/02/2024 às 10:10h por ONS - Operador Nacional do Sistema elétrico

Percentuais de afluência ao final do mês reduziram em três subsistemas

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO), referente à semana operativa entre os dias 10 e 16 de fevereiro, apresenta um cenário de aceleração na demanda de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) e em todos os subsistemas. O destaque é a expansão estimada para o Sul: 11,6% (15.879 MWmed), ante 2,7% da revisão anterior. As demais regiões apresentam as seguintes projeções: Norte, 13,2% (7.543 MWmed); Nordeste, 7,9% (13.556 MWmed); e o Sudeste/Centro-Oeste, com 3,3% (46.308 MWmed). Para o SIN, a previsão de crescimento é de 6,4% (83.286 MWmed). Os números são comparações entre as perspectivas de fevereiro de 2024 e o mesmo período de 2023.

As estimativas para a Energia Natural Afluente (ENA) se mantêm abaixo das médias históricas do período. Para três submercados, a revisão desta semana indica a redução das afluências ao final de fevereiro ante a semana anterior: Norte, com 100% da Média de Longo Termo (MLT), ante 102% da MLT; o Nordeste, com 70% da MLT (72%); e o Sudeste/Centro-Oeste, 64% da MLT (69%). No subsistema Sul, a previsão indica que deve chegar dez pontos percentuais maior e fechar o mês com 82% da MLT.

Entre os percentuais esperados de Energia Armazenada (EAR), o mais elevado deve ser registrado no Norte, com 88,5%. Na sequência estão o Nordeste, com 66,8%; o Sudeste/Centro-Oeste, com 66,5%; e o Sul, com 61,6%. As projeções de EAR seguem o comportamento da ENA, com perspectiva de redução em três regiões e apenas o Sul com indicação de aumento ante a revisão anterior.

O Custo Marginal de Operação (CMO) continua em zero em todos os subsistemas, como observado há mais de um ano.