ArcelorMittal testa caminhão 100% elétrico em viagem no Sul

Em: 16/02/2024 às 09:27h por Canal Energia

Iniciativa da produtora de aço envolveu percurso de 488 km nos estados de Santa Catarina e Paraná

AArcelorMittal utilizou pela primeira vez um caminhão 100% elétrico no transporte de bobinas em rotas de curta e média distância. O teste, realizado pela unidade Vega, de São Francisco do Sul (SC), envolveu um percurso de 488 km, com trechos de serra e dividido em três rotas de entrega: duas em Santa Catarina, para Araquari (Sampaio Distribuidora) e São Bento do Sul (Tuper) e uma para o Paraná, em Araucária, na unidade Gonvarri.

Segundo a companhia, os resultados apontam para a mesma condição de dirigibilidade, segurança e facilidade de operação em relação aos veículos anteriores. Foi utilizado um caminhão a diesel convertido para elétrico, com autonomia adaptada para as necessidades da operação. A opção foi escolhida porque o Brasil ainda não conta com o desenvolvimento de veículos pesados movidos a eletricidade para a dimensão de peso de carga operada pela siderurgia, a qual exige capacidade máxima de tração de 80 toneladas.

A produtora de aço classificou o teste como um desdobramento de sua estratégia de descarbonização, que já conta com práticas de transporte como a otimização dos caminhões nas rotas e o uso de meios de transporte alternativos, como a cabotagem break bulk, container e ferrovia para atendimento a alguns destinos. O próximo passo é avaliar alternativas e rotas, junto com as transportadoras parceiras, visando iniciar a substituição do diesel para os elétricos.

A iniciativa foi viabilizada com apoio do Programa Logística Verde Brasil (PLVB), do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS). Em 2023, a ArcelorMittal foi a primeira produtora de aço a se tornar membro do PLVB, tendo recebido o certificado de sustentabilidade. O programa integra empresas transportadoras, embarcadores e provedores de soluções. Com a utilização do veículo, a empresa afirma ter evitado a emissão de 1,5 tonelada de CO2.