Fase: prioridade para transição energética em pauta ampla e coesa

Em: 16/02/2024 às 09:37h por Canal Energia

Mário Menel, presidente do Fórum, vê o diálogo como fundamental na reformulação do setor e nos temas da pauta verde

A transição energética foi incluída como tema prioritário, na versão atualizada da agenda do Fórum das Associações do Setor Elétrico. O documento entregue em janeiro ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reflete consensos mínimos em relação às medidas de reformulação do setor, no momento em que as associações estão na expectativa de retomada do diálogo com o governo.

São assuntos que na opinião do presidente do fórum, Mário Menel, tem que ser parte de uma proposta única, coesa e integral de enfrentamento e solução dos problemas do setor. “Gostaríamos de ter uma agenda mais ampla até do que uma reforma pura e simples do setor elétrico” defendeu o executivo em entrevista ao CanalEnergia Live desta quinta-feira, 15 de fevereiro.

A Agenda Fase 2.0 foi dividida em cinco grandes temas, com 28 medidas propostas. Além da transição, que inclui os projetos da pauta verde, ela trata da redução de encargos e subsídios, de alterações na governança setorial, da aceleração da abertura de mercado e da atração de investimentos.