EDP investe US$ 2 mi em startup chilena de inteligência artificial

Em: 23/02/2024 às 08:44h por Canal Energia

Esse é o primeiro investimento já feito pela EDP Ventures em uma startup da América Latina fora do Brasil. Foco será em sistemas de energia renovável

A EDP anunciou um aporte de US$ 2 milhões na Splight, startup chilena que desenvolve tecnologias de inteligência artificial e ciência de dados visando promover máxima eficiência em sistemas relacionados à geração de energia renovável. Este é o primeiro investimento já feito pelo veículo de Corporate Venture Capital da empresa, o EDP Ventures, em uma startup da América Latina fora do Brasil, o que reforça o foco em expandir a atuação nessa região.

A decisão tem como base principal o alinhamento do modelo de negócio à estratégia corporativo, o que deve gerar diversas oportunidades relacionadas à operação dos parques renováveis, como integração de dados, otimização de custos de operação e manutenção (O&M), uso de dados para melhorias no processo de construção e para a tomada de decisões na operação, maior clareza sobre a capacidade de rede com a expansão da geração distribuída, entre outras.

Fundada em 2021, a Splight desenvolveu uma plataforma voltada a diferentes agentes do setor elétrico capaz de melhorar a gestão de redes e ativos como usinas solares e eólicas. Sem necessidade de hardware adicional, a solução coleta dados de diferentes fontes (APIs, SCADAs) e implementa algoritmos de IA e Machine Learning para otimizar decisões operacionais em tempo real. O modelo de negócios é o de Software as a Service (SaaS) e a startup é reconhecida no mercado, tendo ganhado diversos prêmios internacionais.

Atualmente, uma parte significativa de energia verde produzida é perdida devido à falta de otimização de redes, dos ativos de geração e dos sistemas de armazenamento. Segundo a Allied Market Research, o mercado de inteligência artificial aplicada ao segmento pode chegar a quase US$ 20 bilhões nos próximos três anos, com uma previsão de crescimento de 17,4% ao ano na próxima década.