Hyundai vai investir US$ 1,1 bi em tecnologias de carros híbridos, elétricos e a hidrogênio no Brasil

Em: 23/02/2024 às 09:02h por Fotovolt

Anúncio ocorreu nesta quinta (22/2), durante encontro do presidente-executivo global do grupo com Lula e Alckmin

BRASÍLIA – A montadora sul-coreana Hyundai planeja investir US$ 1,1 bilhão no Brasil até 2032, para desenvolver tecnologias de carros híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio verde. Os planos foram divulgados nesta quinta (22/2) pelo presidente-executivo global do grupo, Eui-Sun Chung, durante encontro com o presidente Lula (PT), e os ministros Geraldo Alckmin (PSB) e Rui Costa (PT).

O anúncio vem na esteira do lançamento do programa de Mobilidade Verde (Mover) do governo federal, que prevê cerca de R$ 19 bilhões em incentivo fiscal para que as empresas invistam em eficiência e descarbonização veicular.

Volkswagen, BYD e GM também divulgaram planos de investir em fábricas no país. Até agora, a BYD já anunciou R$ 3 bilhões, a GM mais R$ 7 bilhões e a Volks outros R$ 16 bilhões.

Mover aguarda regulamentação

O governo federal tem pressa para aprovação da medida provisória que estabelece o programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), lançado no fim de 2023, e que prevê mais de R$ 19 bilhões em incentivos fiscais para as empresas do setor.

No início de fevereiro, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que a regulamentação do programa começaria logo após o Carnaval.

“Vamos trabalhar no Congresso para o mais rapidamente ter a aprovação da medida provisória. E o secretário Uallace [Moreira] e a sua equipe já estão trabalhando na regulamentação do Mover. A gente deve estar anunciando após o carnaval”, disse Alckmin, durante uma coletiva da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Uallace Moreira é secretário de desenvolvimento industrial da pasta.

A pressa na regulamentação vem dos anseios do governo em garantir mais investimentos na cadeia produtiva do setor automotivo, que possam colaborar com um PIB mais robusto para 2024 e maior arrecadação.