Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

O raio-x atualizado da abertura do mercado de gás natural

Em: 26/02/2024 às 08:46h por EPBR - jornalismo e política energética

Novos contratos de suprimento e entrada de gás importado mantêm movimentação na abertura do setor

 

O RAIO-X DA ABERTURA

Lá se vão dois anos desde a primeira grande onda de abertura do setor de gás natural, no começo de 2022, quando uma série de novos fornecedores de molécula fincaram os pés no mercado brasileiro – deslocando parte da concentração da Petrobras.

Falta oferta de gás novo, privado, para uma nova onda de desconcentração do setor. A maior expectativa, nesse sentido, está debruçada sobre o projeto Raia, operado pela Equinor em sociedade com a Petrobras e Repsol Sinopec – e que injetará no mercado cerca de 14 milhões de m3/dia a partir de 2028.

Não quer dizer, porém, que a abertura do mercado tenha parado por completo. A assinatura de novos contratos de suprimento e a chegada de mais gás natural liquefeito (GNL) privado prometem continuar a movimentar o setor em 2024.

Para você não se perder nessa movimentação, a gas week preparou um raio-x atualizado dos fornecedores privados de gás do Brasil.

Quem vende para quem? Que comercializador tem mais contratos? Qual a concentração do mercado nas diferentes regiões do país? Como isso se traduz nos preços? A gente responde com alguns números…

 

A DIVERSIFICAÇÃO DO MERCADO EM DADOS

Levantamento da agência epbr, com base nos contratos públicos atualmente disponibilizados pela ANP, mostra que:

  • 10 fornecedores privados possuem contratos com as distribuidoras estaduais de gás canalizado – que, enquanto o mercado livre ainda não desabrocha, seguem como principais destinos do gás de terceiros;
  • Esses contratos somam compromissos firmes de entrega de ao menos 10,5 milhões de m3/dia em 2024;
  • Compass é a que possui maior volume contratado: 3,125 milhões de m3/dia; seguida da Galp (2,1 milhões de m3/dia) e Origem Energia (1,7 milhão de m3/dia);
  • a Galp é a fornecedora com portfólio de clientes mais diversificado: tem contratos ativos com nove concessionárias;
  • 12 distribuidoras já têm contratos assinados com os supridores privados para compra de molécula no país;
  • Bahiagás é a que possui o portfólio de supridores mais diversificado, com contratos ativos com oito supridores diferentes.