Produção de petróleo cai pelo segundo mês consecutivo, mostra ANP

Em: 04/03/2024 às 08:36h por EPBR - jornalismo e política energética

A produção de óleo e gás no Brasil caiu em janeiro, pelo segundo mês consecutivo, segundo o boletim mensal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Foram extraídos 3,519 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo, uma redução de 1,8% em relação ao mês anterior.

• A produção de gás natural diminuiu 1,7%, para 153,93 milhões de m³ por dia (m³/d).

A queda em janeiro foi puxada pelos campos do pré-sal, de onde foram extraídos 2,670 milhões de bpd de petróleo e 114,32 milhões de m³/d de gás natural.

• Houve aumento nos campos marítimos do pós-sal (857 mil bpd) e terrestres (242 mil bpd).

Em dezembro, já houve uma queda mensal no petróleo de 2,5%, para 3,585 milhões de bpd, em relação a novembro. E de 3,4% no gás natural, para 156,62 milhões de m³/d.

Na comparação anual, no entanto, a produção segue em crescimento, com alta de 7,6% em relação a janeiro de 2023.

A principal região produtora foi a Bacia de Santos, com 75% do total e o maior campo produtor foi Tupi, com média de 751.311 bpd.

– A Petrobras respondeu por 63% da produção total. Veja as 10 maiores empresas:

• Petrobras: 2,2 milhões de bpd

Shell: 361 mil bpd

TotalEnergies: 143 mil bpd

Petrogal: 95 mil bpd

CNOOC: 75 mil bpd

PRIO: 68 mil bpd

CNODC: 49 mil bpd

Equinor: 60 mil bpd

Petronas: 51 mil bpd

Repsol Sinopec: 45 mil bpd

Petróleo sobe. Os contratos futuros de petróleo fecharam em forte alta na última semana, com o recrudescimento das tensões no Oriente Médio após ataques de Israel a civis em Gaza.

– O barril do Brent acumula alta de 3,40%, a US$ 83,55, e o do WTI subiu 3,58%, cotado a US$ 78,33.

Opep+ estende cortes até junho. O grupo de países decidiu manter a redução na produção de petróleo em 2,2 milhões de bpd até o fim do primeiro semestre, liderados pela Arábia Saudita (1 milhão de bpd) e Rússia (471 mil barris bpd).

Petrobras aumenta preço do QAV. Em meio a discussões com o governo federal para baixar o preço das passagens, a estatal reajustou em 8,4% o valor do querosene de aviação (QAV) na sexta-feira (1/3) – um acréscimo de R$ 0,31 por litro. Veja os detalhes.

STF julga isenção para petróleo. Por enquanto, dois ministros votaram contra e um a favor da exclusão da isenção de Imposto de Importação e IPI em operações com petróleo na Zona Franca de Manaus. Os demais ministros têm até o dia 8 para votar ou suspender o julgamento.