Ecota lança plataforma de investimentos em energia renovável

Em: 05/03/2024 às 09:00h por Canal Energia

A plataforma da startup está na fase de finalização de produto para apresentar a investidores e aberta a receber aportes

Com a proposta de aumentar os rendimentos por meio de energia renovável, a Ecota, plataforma de investimento através de cotas, promete impulsionar o crescimento de empresas de todos os portes, ou pessoa física. Ao invés de um empreendimento contar com 10 investidores com contribuições altas, a empresa prevê um número alto de investidores, com cotas acessíveis a todos, em diversos tipos de projetos.

A Ecota está na fase de finalização de produto para apresentar a investidores e aberta a receber aportes. A startup espera faturar R$ 1 milhão até o final do ano. A Ecota visa, inicialmente, estruturar a solução para atingir o maior número de interessados. Já em março, espera validar a eficiência do sistema de investimento proposto, e atrair investidores. A startup também trabalha com parceiros já consolidados no ramo de construção de usinas e com projetos próprios, assegurando prazos e validando os recursos.

De acordo com Maycon Werlich, fundador da Ecota, o projeto inicial contou com investimento de R$ 500 mil, logo em seguida tendo também como investidor Orlando Campanini, sócio fundador, que investiu mais 20% no projeto, e agora, mais recentemente, a participação da Leonora Ventures. Com o desenvolvimento do aplicativo, a ideia é alcançar até 1,5 mil usuários diretos e 20 mil clientes potenciais ainda em 2024.

“Com o lançamento da plataforma, que está previsto para abril, esperamos alcançar um novo tipo de investidor. Clientes que poderão investir em torno de R$ 5 mil, R$ 10 mil, R$ 15 mil, e assim por diante, de acordo com seu interesse e com o projeto renovável disponível. Dessa forma, esperamos contar com cerca de 500 a 600 clientes até o final de 2024”, destacou Werlich.

Nesse primeiro momento, os projetos e investimentos serão baseados em usinas hídricas. No início do ano que vem a startup prevê receber projetos de terceiros, onde fontes solar, eólica, biomassa, entre outras que sejam de geração renovável, irão compor o portfólio da empresa. Os valores das cotas serão calculados de acordo com o valor estimado dos projetos lançados.