Bandeiras tarifárias de energia elétrica terão redução nos valores

Em: 06/03/2024 às 11:34h por MME - Ministério de Minas e Energia

Decisão foi oficializada pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, aprovou a proposta de redução das bandeiras tarifárias cobradas aos consumidores de energia elétrica. A bandeira amarela sofrerá a menor diminuição de tarifa, com um reajuste de 36,9%.

“Além dos investimentos em energia limpa a renovável, é preciso garantir modicidade tarifária para o consumidor e estabilidade nas tarifas de energia. A diminuição dos preços cobrados nas bandeiras tarifárias é uma boa notícia para os brasileiros”, afirma o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A decisão foi sacramentada na reunião da Diretoria Colegiada da ANEEL desta terça-feira (5/03). O Brasil completou 23 meses seguidos de bandeira tarifária verde, o que implica em valores reduzidos na conta de energia. A decisão foi embasada pelas condições favoráveis para geração de energia.

Caso haja mudanças nesse cenário, a ANEEL pode adotar a bandeira amarela, que passou de R$29,89/MWh para R$18,85/MWh. A bandeira vermelha patamar 1 teve decréscimo de 31,3%, saindo de R$65/MWh para R$44,63/MWh. Já o patamar 2 sairá de R$97,95/MWh para R$78,77/MWh, o que significa uma redução de 19,6%.