MME lança painel interativo para o Boletim Mensal de Energia

Em: 13/03/2024 às 09:21h por MME - Ministério de Minas e Energia

Nova ferramenta traz interatividade ao usuário para acesso às informações, adicionando mais conteúdo às atualizações mensais do documento

Ministério de Minas e Energia (MME) lança painel interativo para melhorar a visualização dos dados do Boletim Mensal de Energia. A ferramenta traz mais transparência e nova forma de acesso às informações do documento divulgado pelo MME mensalmente. No painel, estão consolidados dados dos últimos 4 anos, permitindo ao usuário filtrar as informações.

O Boletim Mensal de Energia, referente ao mês de novembro de 2023, destaca o aumento na produção de biodiesel de 35%, na comparação do mês em relação ao mesmo mês do ano anterior.

O índice representa o maior percentual observado desde a publicação da resolução Conselho Nacional de Política Energética (CPNE) nº 3/2023, que estabeleceu novas diretrizes para a evolução da adição obrigatória de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final. No acumulado do ano, a produção de biodiesel teve uma alta de 18,4%.

Em dezembro de 2023, o CNPE aprovou a antecipação do mandato de 14% na mistura de biodiesel ao diesel para março de 2024 e de 15%, para março de 2025. Com isso, é esperado que a produção continue crescendo.

É possível observar no painel interativo que a produção do biodiesel apresentou forte tendência de aumento no decorrer deste ano, atingindo o maior valor em novembro, mês em que normalmente estaria em trajetória de queda.

O biodiesel em substituição ao diesel fóssil contribui para redução das emissões de gases de efeito estufa, além de diminuir a necessidade de importação do combustível fóssil.

O Boletim Mensal de Energia é um produto do Departamento de Informações, Estudos e Eficiência Energética (DIEE), da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (MME).

Acesse aqui o Painel Interativo do Boletim Mensal de Energia.