UHE Sinop paga cerca de R$ 9 milhões em royalties da água em 2023

Em: 26/03/2024 às 10:56h por Canal Energia

Valor é referente à energia gerada pela usina a partir do uso da água, que rende benefícios socioeconômicos anuais ao país

A Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop informou a distribuição de aproximadamente R$ 9 milhões em Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH), os royalties da água, em 2023.

O valor, calculado de acordo com o volume mensal de geração de energia a partir do uso de recursos hídricos pelo empreendimento, é destinado ao Mato Grosso, cinco municípios do estado vizinhos à usina, além de órgãos do Governo Federal, contribuindo para a promoção de benefícios socioeconômicos destas localidades e a segurança energética do país.

Desde que começou a operar comercialmente em 2019, a UHE Sinop, administrada pela Sinop Energia, já destinou no total cerca de R$ 30 milhões em compensação financeira. Localizada no rio Teles Pires (MT), a UHE Sinop gera royalties pelo uso da água, os quais são distribuídos pela Aneel. A quantia é repassada aos órgãos públicos, os quais têm autonomia para aplicar o recurso, bem como a oportunidade de reforçar as finanças públicas, promovendo o desenvolvimento socioeconômico das localidades beneficiadas.

Em 2023, a usina declarou ter repassado aos municípios vizinhos ao empreendimento os seguintes valores: Sinop (R$ 2,9 milhões); Cláudia (R$ 715,09 mil); Itaúba R$ 650,4 mil); Sorriso (R$ 480,4 mil); e Ipiranga de Norte (R$ 401, 6 mil).

Já o Estado do Mato Grosso recebeu cerca de R$ 2 milhões, a Agência Nacional de Águas (ANA) ficou com R$ 956,3 mil, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) recebeu R$ 318,7 mil, e os Ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energia ficaram com R$ 239,08 mil cada.