Reservatórios do SIN devem terminar abril com volume acima de 60%

Em: 02/04/2024 às 08:49h por Canal Energia

ENA prevista no mês para o Sudeste / Centro-Oeste é de 39.958 MW med, o mesmo que 73% da MLT

Os níveis dos reservatórios no Sudeste/ Centro-Oeste devem terminar o mês de abril com volume armazenado de 67,5%. Os dados estão no Programa Mensal da Operação, divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico nesta sexta-feira, 28 de março. Na região Sul, a expectativa é que o volume no dia 30 de abril seja de 66,5%. No Nordeste, a capacidade armazenada será de 71,3%, enquanto na região Norte, chega a 95,8% A carga deve encerrar o mês de abril com variação de 7,9%.

A previsão mensal de Energia Natural Afluente no Sudeste / CentroOeste é de 39.958 MW med, que é o mesmo que 73% da média de longo termo. No Sul, a ENA prevista para abril é de4.399 MW med, o equivalente a 67% da MLT. Na região Nordeste, a ENA prevista é de 5.692 MW med, que é igual a 50% da MLT. No Norte, a estimativa de ENA é de 26.641 MW med, o correspondente a 98% da MLT.

O despacho térmico previsto para a semana é de 4.524 MW med, todo por inflexibilidade. O maior despacho será no Sudeste, de 2.818 MW med. Em seguida vem o do Norte, de 998 MW med e por último no Sul, de 704 MW med. O custo desse despacho semanal será de R$ 69,5 milhões. Para as próximas semanas do mês, a média do custo de operação esperado é de R$ 57,8 milhões por semana.