MME e Inmetro alinham estratégias em eficiência energética

Em: 04/04/2024 às 08:44h por MME - Ministério de Minas e Energia

Reunião entre representantes do ministério e da autarquia federal discutiu agenda regulatória do Comitê Gestor de Indicadores de Eficiência Energética prevista para os próximos três anos

Ministério de Minas e Energia (MME) se reuniu, nesta quarta-feira (3/04), com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) com objetivo de alinhar ações e políticas em eficiência energética. Na ocasião, foi discutida a agenda regulatória do Comitê Gestor de Indicadores de Eficiência Energética (CGIEE), que apresenta as principais atividades a serem desenvolvidas nos próximos três anos pelo colegiado. Esse planejamento do CGIEE permite maior previsibilidade para consumidores e indústrias em relação a equipamentos, sistemas e edificações que serão objeto de estudos de melhoria na eficiência energética.

Entre os temas que o grupo irá trabalhar estão estudos sobre a iluminação indoor (doméstica), refrigeradores comerciais, edificações (residenciais, de serviço e públicas), condicionadores de ar comerciais. Estão incluídos, ainda, estudos relacionados à iluminação pública, ventiladores de mesa, fornos e fogões a gás e elétricos, bombas e compressores de ar.

“Esse alinhamento entre as duas instituições é importante para cooperação e compartilhamento de agendas visando sempre ao consumidor final, que será beneficiado com políticas públicas e ações mais eficientes”, pontuou o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral.

Na reunião, ficou definido que Ministério e Inmetro seguirão buscando o alinhamento das agendas regulatórias a fim de trabalhar em conjunto em iniciativas e ações para a promoção da eficiência energética.

Além da equipe do Inmetro, participaram da reunião o assessor especial da SNTEP/MME, Leandro Albuquerque, o diretor do Departamento de Informações, estudos e Eficiência Energética (DIEE) do MME, Gustavo Masili, a Coordenadora-geral de Eficiência Energética do DIEE, Samira Sousa, e a coordenadora de projetos de Eficiência Energética do DIEE, Alexandra Maciel.