Em reunião com Alexandre Silveira, State Grid anuncia intenção de investir mais R$ 200 bilhões no Brasil

Em: 04/04/2024 às 08:45h por MME - Ministério de Minas e Energia

Representantes de multinacional chinesa, vencedora do Leilão de Transmissão, demonstraram a intenção de continuar expansão de atividades

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu com representantes da State Grid para tratar das obras de linhas de transmissão orçadas em R$ 18,1 bilhões. Em encontro realizado em Brasília, a multinacional chinesa apresentou a intenção de investir mais R$ 200 bilhões no setor elétrico brasileiro. Políticas públicas desenvolvidas pelo MME têm atraído interesse de investimentos internacionais desde o ano passado.

“Temos uma excelente relação com a China e agradecemos pelos investidores a acreditarem no Brasil. Somos um país que respeita contratos e que possui estabilidade e segurança jurídica, tão importantes para o setor elétrico”, afirma o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A empresa apresentou a proposta vencedora do lote 1 do Leilão de Transmissão 2/2024, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em dezembro do ano passado. A State Grid arrematou o maior lote e é a responsável pela construção do bipolo que percorrerá 1,5 mil quilômetros pelos estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. O investimento é de R$ 18,1 bilhões.

A delegação da State Grid participará nesta quarta-feira (3/4) da assinatura do contrato para a realização das obras. A cerimônia ocorre com a presença do presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.