Revisão quadrimestral mostra alta de 3,8% da carga no ano

Em: 09/04/2024 às 08:39h por Canal Energia

Previsão apresentada pelo ONS, CCEE e EPE aponta crescimento anual médio de 3,2% na demanda do sistema no período

A primeira Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética 2024-2028 aponta aumento de 3,8% na carga do Sistema Interligado Nacional nesse ano. A estimativa, se for confirmada, é de atingir 78.814 MW médios. Os dados foram disponibilizados na noite da última sexta-feira, 5 de abril, pelo Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

A expectativa de crescimento do PIB em 2024 foi mantida em relação à previsão anterior, devido ao alinhamento do cenário conjuntural às perspectivas de desempenho da economia já desenhadas no PLAN 2024-2028. Foi considerado um cenário de menor pressão inflacionária, continuidade da redução da taxa de juros e contribuições positivas do mercado de trabalho. Para os anos subsequentes, também foram mantidas as premissas qualitativas e projeções de crescimento do PIB

Assim, para o horizonte 2024-2028 a indicação é de um crescimento anual médio de 3,2% na carga, atingindo 89.257 MW médios ao final do período. Na próxima quarta-feira, 10 de abril, as organizações realizarão um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão. O evento, via plataforma Webex, é destinado aos agentes do setor elétrico, distribuidores, geradores, consumidores livres e comercializadores. O link será disponibilizado até a véspera do evento.