Copel aplica R$ 255,5 mi no reforço da rede e novas subestações

Em: 10/04/2024 às 09:11h por Canal Energia

Aportes estão direcionados para instalação de transformadores e construção seis SEs

A Copel concluiu a obra de instalação do terceiro transformador na subestação Guaíra, aumentando a capacidade de transformação e a segurança para o atendimento da rede de alta-tensão no oeste paranaense. O novo equipamento tem capacidade de 225 megavoltampères (MVA) e integra um pacote de reforços para a unidade orçado em R$ 60 milhões, prevendo ainda a substituição de outro transformador mais antigo por um novo e com maior capacidade até o mês de maio.

Atualmente, quatro SEs estão em construção na região. Em Francisco Beltrão será entregue a subestação Petrópolis. A unidade vai operar em 138 mil volts e ampliar a capacidade de distribuição de energia no município e na região. Ao todo, a Copel está investindo R$ 38 milhões no empreendimento, valor que inclui linhas de transmissão. Já outros R$ 39,8 milhões serão alocados na SE São Miguel do Iguaçu (138 mil volts), que está sendo construída no município homônimo.

Para 2025 estão previstas as SEs Barão de Capanema (138 mil volts), em Capanema, e Capitão Leônidas Marques (138 mil volts), no município de mesmo nome. Os aportes totais para cada ativo, que também terão novas linhas de distribuição, serão de R$ 59,6 milhões e R$ 87,7 milhões respectivamente.

Outras unidades passarão por obras de modernização e ampliação, como São Cristóvão e Pinheiros, em Cascavel, e Chopinzinho e Santo Antônio do Sudoeste, nos municípios homônimos. Também estão em andamento obras de reforço da rede de transmissão na subestação CIC, em Curitiba, contemplando instalação do terceiro transformador com carga 230/13,8 kV e capacidade de 50 MVA. O investimento é de aproximadamente R$ 30 milhões.