Acelen faz plantio experimental de macaúba para combustível sustentável de aviação

Em: 23/04/2024 às 09:48h por EPBR - jornalismo e política energética

Em parceria com a Esalq/USP, iniciativa estuda potencial da planta cujo óleo pode ser aplicado na fabricação de SAF e HVO

A Acelen Renováveis realizou na última quinta-feira (18/4) o plantio experimental de mais de 1,3 mil mudas de macaúba, uma planta nativa brasileira não domesticada. Uma área de aproximadamente 30 mil m² em Piracicaba (SP) recebeu as mudas da planta cujo óleo está sendo estudado como matéria-prima para fabricação de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, em inglês) e diesel verde (HVO).

O potencial de redução de emissões de gases de efeito estufa com a substituição de querosene fóssil por SAF chega a 80%.

Empresa de energia renovável da Mubadala Capital, uma companhia global de gestão de ativos com sede em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, a Acelen Renováveis utilizará a macaúba como matéria-prima para desenvolver a produção anual de mais de 1 bilhão de litros de SAF e HVO.

A empresa pretende plantar 200 mil hectares de macaúba nos estados da Bahia e Minas Gerais, utilizando somente terras degradadas.

Os investimentos aportados pela Acelen Renováveis para a produção de combustíveis sustentáveis somam US$ 2,5 bilhões (R$ 13 bilhões), sendo R$ 125 milhões destinados ao desenvolvimento da macaúba.

Estudo da macaúba

O gerente de Pesquisa e Inovação da Acelen Renováveis, Dioger Teruel, explica que o experimento faz parte da ampla gama de estudos em torno da macaúba.

“Criamos um ecossistema de parcerias agro para o desenvolvimento da macaúba da semente ao óleo, isso é o que garantirá o sucesso do plantio em larga escala da planta”.

A iniciativa em pesquisa une a Acelen Renováveis e o Centro de Agricultura Tropical Sustentável (Sustainable Tropical Agriculture Center – STAC), coordenado pelo professor Durval Dourado Neto, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq.

A partir do plantio experimental das mudas de macaúba serão observados o comportamento do vegetal durante o crescimento, desenvolvimento dos frutos e folhas, tempo para maturidade produtiva, além da avaliação de ciclo de vida (ACV) da planta.