Solar ultrapassa a marca de 42 GW no Brasil e atrai R$ 199 bi em investimentos

Solar

Em: 24/04/2024 às 08:57h por Canal Energia

Setor gerou mais de 1,2 milhão de empregos

AAbsolar divulgou nesta terça-feira, 23 de abril, que a fonte solar acabou de ultrapassar a marca de 42 GW de potência instalada, o que equivale a capacidade de três usinas de Itaipu. Segundo o estudo, o setor fotovoltaico atraiu mais de R$ 199,3 bilhões em novos investimentos e gerou mais de 1,2 milhão de empregos verdes no país.

De janeiro a abril deste ano, a fonte solar adicionou 5 GW na matriz elétrica nacional. Com isso, a participação da fonte equivale a 18% da matriz elétrica brasileira.

Na geração distribuída, são 28,6 GW de potência instalada da fonte solar. Isso equivale a cerca de R$ 141,3 bilhões em investimentos, R$ 42,2 bilhões em arrecadação e mais de 860 mil empregos verdes acumulados desde 2012.

Já no segmento de geração centralizada, as grandes usinas solares possuem mais de 13,4 GW de potência no país, com cerca de R$ 58 bilhões em investimentos acumulados e mais de 404 mil empregos verdes gerados desde 2012.

Para o presidente do conselho de administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk, o crescimento da energia solar reflete a popularização e a grande atratividade da tecnologia fotovoltaica no Brasil, tanto para os consumidores em suas residências, empresas e propriedades rurais quanto para a expansão do SIN com as usinas de maior porte.