Statkraft investirá R$ 926 mi em solar e baterias na Bahia

Em: 30/04/2024 às 08:48h por Canal Energia

Aporte será para a hibridização de seus dois projetos eólicos no interior do estado e terá 275 MW de potência

A Statkraft vai investir R$ 926 milhões para a implantação do complexo Sol de Brotas, no interior da Bahia. Esse aporte visa a transformação de dois empreendimentos eólicos já existentes na região, Ventos de Santa Eugênia e Morro do Cruzeiro, em complexos híbridos. Juntos, eles terão capacidade de 275 MW.

Esse passo já havia sido antecipado parcialmente pelo CEO global da companhia, Christian Rynning-Tonessen quando da inauguração desse primeiro projeto, em fevereiro deste ano. Naquela oportunidade ele ressaltou a perspectiva de sinergias entre os perfis de geração no interior da Bahia para cada fonte.

A empresa destaca que o projeto, assim como o complexo Ventos de Santa Eugênia, foi totalmente desenvolvido “in-house”. Além da geração híbrida terá ainda o uso de baterias, com tecnologia BESS, que utiliza o mesmo ponto de conexão da eólica e solar. A previsão é que a construção do projeto híbrido em Morro do Cruzeiro comece no final de maio, com a mobilização do canteiro de obras, começando efetivamente em junho.

A previsão de conclusão é agosto de 2025. Já em Ventos de Santa Eugênia, as obras devem começar em julho, com previsão de término para novembro de 2025. A estimativa é de que na fase da construção, a empresa prevê gerar 1,5 mil empregos.

O Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia é considerado o maior empreendimento eólico do Grupo fora da Europa, conta com uma área abrangente de 489,18 hectares, onde estão localizados os 14 parques eólicos, totalizando 91 aerogeradores de 5,7 MW de potência cada. A produção de energia deve atingir 2.300 GWh por ano.

Ainda na Bahia, a empresa está finalizando o complexo eólico greenfield Morro do Cruzeiro. Será composto por dois projetos eólicos com 14 turbinas e capacidade instalada de 79,8 MW. Dadas as condições de vento na região, o complexo deve gerar 386 GWh.