Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
A ABSOLAR e a Aneel se reuniram hoje, 22 de julho, para debater aprimoramentos ao “Subsidiômetro” da Aneel. A ABSOLAR solicitou informações detalhadas sobre a metodologia empregada e propôs aprimoramentos para conferir maior transparência aos dados, com a apresentação de números históricos e desagregação das informações por fonte, com o objetivo de trazer mais clareza ao setor e ao mercado.
Apesar de reconhecer que a implementação pode não ocorrer tão rapidamente quanto esperado pelo mercado, a Agência informou que já está trabalhando, em conjunto com a CCEE, para a disponibilização de dados segregados por fonte de geração, em linha com a solicitação da ABSOLAR.
Adicionalmente, a ABSOLAR sugeriu uma abordagem técnica mais aprofundada para discutir a geração distribuída no sistema elétrico brasileiro, enfatizando a importância de considerar a simultaneidade da geração distribuída nos cálculos tarifários, bem como nos cálculos de benefícios ao setor elétrico e aos consumidores.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental