Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
Um mundo de possibilidades se abre para quem decide investir numa carreira ligada ao mercado do hidrogênio verde (H2V). O estudo “Mercado de hidrogênio verde e power to X: demanda por capacitações profissionais”, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), mapeou diversas profissões que serão impulsionadas a partir da consolidação da cadeia produtiva de hidrogênio verde (H2V) no Brasil. Entre os profissionais que mais poderão ser requisitados estão engenheiros das mais diversas especialidades (mecânica, química, ambiental e de produção), economistas com experiência em planejamento e gestão, especialistas em regulação e legislação, além de profissionais de nível técnico de perfis já consolidados (como eletrotécnica, mecânica, química e outros) que recebam formação específica em H2V.
Outro importante estudo intitulado “Hidrogênio Verde: Oportunidades para o Brasil”, elaborado pela Fundação Heinrich Böll Brasil, aponta que algumas das oportunidades de trabalho estão relacionadas à criação de projetos para a produção de H2V. Esses projetos envolvem a construção, produção e operação de plantas geradoras de energia elétrica renovável, bem como a produção, distribuição e comercialização de H2V.
Antecipando-se à demanda por esses profissionais, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) tem promovido importantes iniciativas voltadas para a capacitação na área, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e do SENAI Ceará.
O IEL Ceará iniciou em 2023 uma série de programas educacionais visando ao desenvolvimento de pessoas para o mercado, incluindo um MBA em Gestão de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde, o primeiro do Estado. Além da pós-graduação, já foram realizadas três turmas do curso de formação na mesma temática.
O analista ambiental Gil Ximenes foi um dos participantes. Ele procurou o curso em busca de novos conhecimentos e para se qualificar. “Particularmente, considero que fazer o curso foi uma excelente experiência, pois agregou bastante conhecimento técnico e foi uma ótima oportunidade de fazer networking com diferentes profissionais. O curso foi muito importante para eu perceber e me direcionar dentro dessa área de energias renováveis, posicionando esse conhecimento nos projetos da companhia em que trabalho”, opinou.
Investindo na estrutura para pesquisa e qualificação nesse novo mercado, o SENAI Ceará inaugurou, em março deste ano, o Centro de Excelência para Transição Energética Jurandir Marães Picanço Júnior, um dos centros de capacitação profissional em energias renováveis mais completos do país.
Em parceria com três grandes organizações do setor – a Aeris Energy, a Maersk Training e a GIZ (Agência de Cooperação Alemã) – o equipamento abriga laboratórios de alto nível tecnológico, entre eles uma estrutura inteiramente dedicada à pesquisa e ao ensino na área de hidrogênio verde.
“Esse laboratório é um dos únicos do Brasil e permite que as pessoas compreendam desde a produção até a aplicação do hidrogênio verde. Nessa infraestrutura pioneira, o SENAI Ceará oferece o curso de Segurança Aplicada ao Armazenamento e Distribuição do Hidrogênio verde, uma formação que já teve duas turmas realizadas”, destaca Isabela Maciel, Assessora do SENAI Ceará para Transição Energética. “Tanto o laboratório quanto
os cursos foram construídos em parceria com a Agência de Cooperação Alemã, então estamos trazendo tecnologia de ponta para mostrar aos nossos alunos e formar as pessoas aqui no Ceará”, acrescenta.
Além do trabalho no Centro de Excelência, o SENAI ainda oferece cursos recorrentes em energia solar, energia eólica e distribuição de energia, impulsionados pelo crescimento do mercado em hidrogênio verde.
Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço afirma que as capacitações oferecidas pela Federação são importantes para que a demanda por profissionais qualificados possa ser suprida por talentos cearenses e não de fora. “É uma área em pleno crescimento que pode abrir portas para profissionais qualificados. As oportunidades são vastas”, observa.
Quer entender mais sobre o mercado do hidrogênio verde e descobrir como aproveitar as oportunidades na sua carreira? Participe do FIEC Summit, o maior evento anual do Brasil dedicado ao hidrogênio verde. O evento acontece nos dias 12 e 13 de agosto e contará com uma série de conferências, exposições e oportunidades de networking com renomados especialistas nacionais e internacionais.
Organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o encontro reúne líderes do setor produtivo, acadêmicos, autoridades públicas e a sociedade em uma discussão qualificada sobre o hidrogênio verde, fomentando discussões científicas de alto nível e impulsionando negócios inovadores. Em sua terceira edição, o FIEC Summit é uma plataforma única para explorar as oportunidades transformadoras oferecidas por essa nova fronteira energética.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental