Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
A UTE Energia Pecém (CE – 720 MW) quer participar do leilão de reserva de potência, que deve ser realizado este ano. A térmica foi comprada no ano passado da EDP pela Mercurio Asset, que adquiriu 80% do empreendimento. Para participar do certame, o empreendimento, movido a carvão mineral, seria convertido para gás natural.
A usina, que foi acionada para despacho térmico esta semana para garantir a segurança do Sistema interligado Nacional, tem previsão de geração de 93.240 MWh nos 7 dias de funcionamento. A atividade atendeu determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico diante da previsão de redução no fornecimento de energia pelas usinas eólicas nos próximos dias.
O setor tem se movimentado e mostrado disposição para esse certame de potência. A Petrobras revelou que tem 3,4 GW para participar do leilão, enquanto a Eletrobras admitiu estar tentando habilitar projetos hídricos para a disputa. Na última sexta, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, admitiu que o ONS ainda deve fornecer detalhes técnicos necessários para a realização do leilão.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental