Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
  NOTÍCIAS

Projeto Hidrognio em Mato Grosso FASE II

Em: 17/05/2012 às 14:56h por Dirio de Cuiab

Clique para ampliar

Concluída a FASE I em 2008, relatada na edição de ontem, a FASE II do Projeto foi apresentada pela UNICAMP à ELETRONORTE, constituída de duas partes, a tecnológica e a sócio-econômica.


A ELETRONORTE atendeu à proposta, estabelecendo que custearia a parte tecnológica, sob a responsabilidade da UNICAMP, em torno de dois milhões de reais. A empresa, todavia, condicionou o seu apoio ao projeto, ao aporte de recursos para a parte sócio-econômica, sob a administração do NIEPE/UFMT, em torno de setecentos e cinquenta mil reais, e de forma que estes recursos fossem garantidos pelos órgãos do Governo, de fomento à pesquisa, a saber: FAPEMAT e SECITEC - Secretaria de Ciência e Tecnologia, demonstrando assim o interesse e a participação do Governo no pioneiro projeto.


Ao longo dos anos 2009, 2010 e 2011, a equipe do NIEPE/UFMT realizou diversas reuniões com os dirigentes, à época, da FAPEMAT e SECITEC, detalhando a proposta da FASE II e pleiteando o aporte de recursos dessas instituições, em conformidade com o estabelecido pela ELETRONORTE.


Sem obter o indispensável apoio financeiro dos referidos órgãos estaduais de fomento à pesquisa, a proposta da FASE II foi encaminhada pelo NIEPE/UFMT, no segundo semestre de 2011, ao Vice Governador do Estado Senhor Francisco Daltro, conhecedor do projeto quando ainda Secretário de Estado, tendo ele, inclusive, à época, levado a proposta da FASE II à apreciação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI. Paralelamente, o NIEPE/UFMT recorreu à Casa Civil do Governo encaminhando ao Secretário José Lacerda a proposta da FASE II, na esperança de obter o apoio financeiro do Governo, há muito tempo aguardado pela UNICAMP, ELETRONORTE e UFMT.


Dada a ausência de respostas aos expedientes do NIEPE/UFMT dirigidos às duas autoridades acima citadas, bem ainda face ao risco iminente de o Projeto Hidrogênio em Mato Grosso ser suspenso e até mesmo ser deslocado para outro Estado na Amazônia, o NIEPE/UFMT decidiu, no mês de fevereiro deste ano, levar a matéria ao conhecimento de sua Excelência o Governador do Estado, solicitando uma audiência aos representantes das instituições comprometidas, há sete anos, com o Projeto.


A audiência ocorreu no dia 05 de março passado tendo o Governador delegado ao Secretário José Lacerda a incumbência de receber os representantes das instituições, oportunidade em que o Projeto foi amplamente explicado bem ainda foi analisada uma possível parceria financeira do Governo do Estado com o MCTI, cujos recursos seriam liberados em parcelas nos anos 2012, 2013 e 2014.


À audiência estiveram presentes: o representante do Presidente da ELETRONORTE; a Coordenadora Geral do Projeto, representando a UNICAMP; o Coordenador do NIEPE/UFMT e o Supervisor da FASE I. Ao final da audiência o Senhor José Lacerda concluiu afirmando que iria reunir com os dirigentes da FAPEMAT e SECITEC, para após levar a matéria à consideração do Governador.


Concluída a instalação do Projeto, a capital Cuiabá passará à condição, no âmbito mundial, de o mais novo centro de pesquisas em tecnologias do Hidrogênio, energético este considerado, na opinião de especialistas na área, como o de uso mais promissor no decorrer do século XXI. A Comunidade "Pico do Amor" passará a ser visitada por pesquisadores de muitos países, visto que nos congressos internacionais a UNICAMP, maior instituição de pesquisas na América Latina, vem divulgando o Projeto.


A permanência ou não do Projeto Hidrogênio em Mato Grosso está para ser decidida, finalmente, pelo Senhor Governador do Estado.


*OTACÍLIO BORGES CANAVARROS - Ex-presidente fundador da FIEMT, SENAI, SESI e IEL em Mato Grosso; Eng. Prof. Dr. pela UNICAMP em Planejamento de Sistemas Energéticos e Supervisor da FASE I do Projeto Hidrogênio.




 

  BUSCAR NO SITE
  TWITTER
   BAIXE O MAPA HIDRELTRICO
SINDENERGIA - Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Bosque da Saúde - Casa da Indústria - CEP 78050-000 - Cuiabá-MT - Fone: (65) 3644-3443
www.sindenergia.com.br - sindenergia@sindenergia.com.br