Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

MME autoriza conexão do Data Center Scala à rede básica de energia

Em: 04/07/2025 às 10:02h por Canal Energia

Instalações em Jundiaí (SP) atendem aos critérios de menor custo e planejamento energético nacional; conexão deve ocorrer até 2033

O Ministério de Minas e Energia, por meio da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento, reconheceu a viabilidade técnica e econômica da conexão do Data Center Scala, localizado em Jundiaí (SP), à Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN). A decisão foi publicada nesta quinta-feira, 03 de julho, no Diário Oficial da União pela Portaria nº 2.964, assinada pelo secretário Gustavo Cerqueira Ataide.


De acordo com o documento, os estudos técnicos confirmaram que a alternativa de conexão proposta atende aos critérios de menor custo global de interligação e reforço nas redes, além de estar alinhada com o planejamento da expansão do setor elétrico para os próximos cinco anos.


O acesso aprovado envolve obras como o seccionamento da Linha de Transmissão Bom Jardim – Sumaré, a construção de extensões de linhas em 440 kV com cerca de 3,6 km de extensão, a criação de um novo barramento na Subestação Scala DC Jundiaí e a instalação de um novo pátio de transformação.


As obras deverão seguir os Procedimentos de Rede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e os padrões técnicos da concessionária de transmissão envolvida. Além disso, há possibilidade de as instalações serem compartilhadas com outros consumidores livres que tenham portaria de acesso reconhecida pelo MME.


Para que o Data Center efetive a conexão, será necessário obter parecer técnico do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e autorização da Aneel. A conexão também está condicionada à disponibilidade do sistema no ponto de acesso reconhecido.


A portaria estabelece que as instalações devem compor um Contrato de Uso do Sistema de Transmissão (CUST) vigente até 31 de dezembro de 2033. Caso essa condição não seja atendida até o prazo estipulado, a autorização será automaticamente revogada.