Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

MME abre consulta para modernizar a transmissão de energia elétrica

Em: 22/08/2025 às 10:19h por Canal Solar

As sugestões podem ser enviadas até 4 de setembro de 2025 pelo site do MME

 

O MME (Ministério de Minas e Energia) lançou nesta semana a Tomada Pública de Subsídios – Política de Desafios Tecnológicos para o Setor de Transmissão de Energia Elétrica. O objetivo é receber ideias voltadas à inovação e à modernização da infraestrutura elétrica do país.

A consulta está disponível no site do MME e recebe contribuições até o dia 4 de setembro de 2025. O objetivo é identificar tecnologias e soluções que tornem o sistema de transmissão mais eficiente, resiliente e alinhado à transição energética.

Segundo o MME, atualmente, o Brasil possui cerca de 180 mil km de linhas de transmissão em operação, número que ultrapassará os 200 mil km em 2028. Essa malha é responsável por conectar diferentes regiões e garantir o fornecimento de energia elétrica em um dos maiores sistemas interligados do mundo.

Contudo, as perdas na transmissão, que variam entre 2% e 3% da energia transmitida, o crescimento acelerado das fontes renováveis intermitentes, como a energia eólica e solar, e a futura conexão de cargas especiais e eletrointensivas, como produtoras de hidrogênio e data centers, impõem desafios significativos ao desempenho da infraestrutura existente.

Entre os temas que devem ser abordados nas contribuições estão:

  • Tecnologias emergentes para monitoramento, controle e digitalização da rede;
  • Materiais e equipamentos inovadores com maior durabilidade e desempenho;
  • Soluções para integração de renováveis e armazenamento de energia;
  • Modelos de gestão e operação mais flexíveis e conectados.

A expectativa é que os subsídios coletados sirvam de base para uma nova política pública voltada à inovação tecnológica no setor de transmissão, área estratégica para garantir a segurança e a confiabilidade do sistema elétrico brasileiro nos próximos anos.