Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
A carga de energia deve reduzir 1% em setembro na comparação interanual. De acordo com os dados da reunião do Programa Mensal da Operação dessa quinta-feira (28), o consumo no Sistema Interligado Nacional deve atingir 80.470 MW médios no mês. Já para outubro, a previsão mostra um aumento de 2,3% em relação ao mesmo período de 2024, chegando a 83.598 MWm.
Na análise por subsistema, o Sudeste-Centro/Oeste tem projeção de 3,3% em setembro e 1,8% em outubro. Já para as demais regiões, as perspectivas apesentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram variações de 4,7% e 1,8% no Sul; 0,9% e 3,3% no Nordeste e 0,3% e 4% no Norte.
Ademais, o Operador comentou sobre o dia dos pais atípico. É que nesse 10 de agosto a oferta de energia foi muito elevada e a carga com a menor média diária do ano. Trazendo a necessidade de intervenções no sistema. Os dados mostram o horário mais crítico entre 13h e 13:30 horas (57,8 GW), com a geração distribuída atendendo 37,6% da demanda (21,7 GW). Houve também a redução de 98% da produção eólica e solar centralizadas para manter o equilíbrio do sistema em 60 Hz.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental