Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
A Agência Nacional de Energia Elétrica divulgou a Nota Técnica da Análise das contribuições da terceira fase da Consulta Pública instaurada para obter subsídios para estabelecer os critérios operativos para redução ou limitação de geração. Com a NT, a diretoria já está em condições para deliberar sobre o processo. Dessa forma, o colegiado pode disciplinar a regulamentação de critérios para redução ou limitação de geração de usinas despachadas centralizadamente e das consideradas na operação.
A nota tem 102 páginas. A terceira fase da CP recebeu sugestões de 56 participantes, que somaram 301 contribuições. Desse total, 37 foram aceitas, 64 foram parcialmente aceitas, 114 não foram aceitas e 86 estavam fora do escopo da análise. Dentre os agentes, estão associações setoriais como ABEEólica, ABGD, ABSolar, Abrace, Abragel e ABRAGET além de empresas como Atlas Energy, Aure, Eletrobras e Petrobras. Os Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e da Fazenda e o Operador Nacional do Sistema Elétrico também participaram.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental