Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
O Ministério de Minas e Energia (MME) reconheceu a viabilidade técnica e o enquadramento no planejamento do setor elétrico para a conexão do Data Center Satoshi I_A, localizado em Igaporã (BA), à Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN). A Portaria nº 3.011 foi publicada pelo secretário nacional de Transição Energética e Planejamento, Gustavo Cerqueira Ataide, no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 13 de outubro.
De acordo com a publicação, o acesso do empreendimento, de propriedade da Renova Comercializadora de Energia S.A., atende aos critérios de mínimo custo global de interligação e reforço das redes, além de estar alinhado ao planejamento da expansão elétrica para os próximos cinco anos.
A conexão ocorrerá por meio de um sistema de interesse restrito já existente, composto pela Subestação Elevadora Tamboril I (34,5/230 kV) e uma linha de transmissão de 14 km, em circuito simples, até a Subestação Quina, também da Renova Energia S.A.
A Portaria determina que as instalações deverão seguir os padrões técnicos da Aneel e os Procedimentos de Rede atualizados, podendo ser substituídas por soluções tecnológicas equivalentes desde que mantenham o ponto e o nível de tensão originais.
O acesso definitivo dependerá de parecer do Operador Nacional do Sistema (ONS) e de autorização da Aneel, conforme previsto no Decreto nº 5.597/2005. A portaria estabelece ainda que as instalações devem compor um Contrato de Uso do Sistema de Transmissão (CUST) até 31 de dezembro de 2030, sob pena de revogação da autorização.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental