Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
Com o objetivo de aprimorar a transparência na comunicação e a governança de dados, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) lançou uma nova seção em seu site dedicada ao curtailment – o corte na geração de energia em usinas renováveis, como solares e eólicas.
O espaço reúne informações atualizadas diariamente sobre a redução de geração dessas fontes, apresentadas em um painel de business intelligence (BI) interativo que permite aplicar diversos filtros e visualizações.
Além dos dados consolidados, a página conta com um vídeo explicativo sobre o que é o curtailment e um FAQ com as principais dúvidas sobre o tema.
De acordo com o ONS, entre 1º de janeiro e 21 de outubro de 2025, a Geração Não Realizada Apurada (GNRa) – indicador que representa o volume de energia que deixou de ser gerado conforme as regras vigentes – totalizou 42.212 MW médios, sendo:
14.274 MWmed por confiabilidade;
21.325 MWmed por razão energética;
6.660 MWmed por indisponibilidade externa.
Do total, a fonte eólica respondeu por aproximadamente 29.746 MWmed, enquanto as usinas solares registraram 12.513 MWmed de curtailment no período.

Fonte: ONS
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental