Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Aneel confirma habilitação de 63 vencedoras do Leilão A-5

Em: 12/11/2025 às 13:29h por Canal Energia

A diretoria ainda vai homologar o resultado para outras duas empresas que foram habilitadas nesta terça-feira, 11 de novembro

 

A Aneel homologou o resultado parcial do Leilão A-5 de 2025, confirmando a habilitação de 63 das 65 usinas vencedoras do certame. O leilão de energia nova realizado em 22 de agosto contratou 384,5 MW médios de empreendimentos hidrelétricos com até 50 MW de capacidade instalada. Os contratos têm início de suprimento em 1º de janeiro de 2030.


O certame teve preço médio de R$ 392,84/MWh, com deságio médio de 3,16%. Os contratos de suprimento negociados com distribuidoras tem prazo de 20 anos e somam 67,4 TWh ao longo desse período.


Entre as usinas contratadas estão oito Centrais Geradoras Hidrelétricas (até 5MW), 55 Pequenas Centrais Hidrelétricas (até 30 MW) e Hidrelétricas de menor porte (até 50MW). Veja aqui. Os empreendimentos tem potência instalada total de 815,6 MW e investimento estimado em R$ 5,46 bilhões.


Os contratos de suprimento negociados no certame vão abastecer os consumidores da Amazonas Energia, Neoenergia Pernambuco, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Enel Ceará, Enel São Paulo, Energisa Paraíba, Energisa Tocantins e Light (RJ).


Habilitação

As empresas Guarani Geração de Energia Elétrica SPE Ltda. (PCH Guarani) e Rio Turvo Energética Ltda. (PCH Ribeirão Bonito) foram habilitadas nesta terça-feira, 11 de novembro. Mas ainda dependem da homologação do resultado pela diretoria da agência.