Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
A Aneel homologou o resultado parcial do Leilão A-5 de 2025, confirmando a habilitação de 63 das 65 usinas vencedoras do certame. O leilão de energia nova realizado em 22 de agosto contratou 384,5 MW médios de empreendimentos hidrelétricos com até 50 MW de capacidade instalada. Os contratos têm início de suprimento em 1º de janeiro de 2030.
O certame teve preço médio de R$ 392,84/MWh, com deságio médio de 3,16%. Os contratos de suprimento negociados com distribuidoras tem prazo de 20 anos e somam 67,4 TWh ao longo desse período.
Entre as usinas contratadas estão oito Centrais Geradoras Hidrelétricas (até 5MW), 55 Pequenas Centrais Hidrelétricas (até 30 MW) e Hidrelétricas de menor porte (até 50MW). Veja aqui. Os empreendimentos tem potência instalada total de 815,6 MW e investimento estimado em R$ 5,46 bilhões.
Os contratos de suprimento negociados no certame vão abastecer os consumidores da Amazonas Energia, Neoenergia Pernambuco, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Enel Ceará, Enel São Paulo, Energisa Paraíba, Energisa Tocantins e Light (RJ).
As empresas Guarani Geração de Energia Elétrica SPE Ltda. (PCH Guarani) e Rio Turvo Energética Ltda. (PCH Ribeirão Bonito) foram habilitadas nesta terça-feira, 11 de novembro. Mas ainda dependem da homologação do resultado pela diretoria da agência.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental