Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Carga de novembro deve fechar em alta de 0,9%, aponta ONS

Em: 24/11/2025 às 13:32h por Canal Energia

Comportamento deve-se ao maior submercado do país, que passou de uma retração de 1% para alta de 0,2% quando comparado ao mesmo mês do ano passado

 

A reversão na previsão de queda da carga no Sudeste/Centro-Oeste mostra um aumento da expectativa do fechamento de novembro. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a estimativa é de alta de 0,9% no período. Uma semana antes a previsão apontava para alta de apenas 0,1%. O maior submercado do país passou de uma retração de 1% para alta de 0,2% quando comparado ao mesmo mês do ano passado. No Sul ainda é prevista queda, agora de 4,1%. No Norte está a maior expansão, com 9,3%, e no Nordeste o índice é positivo em 3,5%.


O Operador adiantou a publicação da 3ª revisão semanal do PMO de novembro em função do feriado da Consciência Negra. A energia natural afluente no SE/CO aumentou levemente. Agora está em 81% da média de longo termo com 25.427 MW médios. Apesar da queda na comparação com semana anterior, o Sul ainda aparece com o maior volume proporcional à média. São 93% da MLT, enquanto isso, no Norte o índice é calculado em 58% e no NE é registrado o menor volume, com 29% da média histórica.


Nesse sentido, a previsão para o fechamento o mês é de que o nível de armazenamento no SE/CO é de elevação. O ONS calcula chegar a 43,4% ante os 42,8% esperados para sexta-feira, 21 de novembro. Todavia, o Sul continua com o volume mais elevado de ocupação os reservatórios com 89,6%. No Norte é previsto chegar a 57,9% e no NE em 45,6%.


O CMO médio recuou em todos os submercados. Continua equacionado, mas desta vez em R$ 324,17 por MWh, em todo o país. conforme mostra o gráfico abaixo.


 

Térmicas


Sendo assim, o volume de despacho térmico recuou um pouco, mas continua acima de 14 GW médios. Para os sete dias a partir de 22 de novembro está programado em 8.183 MW médios por inflexibilidade declarada pelas térmicas. E ainda há 5.901 MW médios por Ordem de Mérito.


Em termos de meteorologia, o ONS reporta que na semana até 21 de novembro são esperadas precipitações nas bacias das Regiões Sul, Sudeste e litoral da Bahia, com os maiores totais observados na bacia do rio Paraná, com valores entre a média e acima da média semanal. Na Região Norte permanece a ocorrência de pancadas de chuva. Já para o período de 22 a 28 de novembro, deve ocorrer precipitação nas bacias dos rios Paranapanema, Tietê e Grande, além de precipitação entre São Paulo e o Sul da Bahia estendendo-se até o Acre e Amazonas.


“Os maiores acumulados são previstos para as bacias dos rios Madeira, Paranaíba, São Francisco e Tocantins-Araguaia, com valores entre a média e acima da média semanal”, aponta o ONS no documento.