Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

EPE: consumo recua 0,9% em outubro

Em: 28/11/2025 às 13:18h por Canal Energia

É a terceira queda mensal seguida no ano. Apenas segmento industrial apresentou crescimento

Dados da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica revelam que o consumo nacional de energia em outubro teve queda de 0,9% na comparação com o mesmo mês de 2024. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética, é a terceira queda mensal consecutiva no consumo e a sexta no ano. No mercado cativo, o consumo recuou 5,6%. Já no mercado livre, houve aumento de 5,3%. Em setembro, o consumo de energia diminuiu 0,8%.


O segmento industrial foi o único que apresentou alta no consumo, crescendo 0,5% no período. Entre os dez setores mais eletrointensivos, metade elevou o consumo. Os setores de extração de minerais metálicos, com subida de 10,9%; produtos alimentícios, com aumento de 4,7%; produtos têxteis, com alta de 2,5% e produtos de minerais não-metálicos, com aumento de 2%, foram os destaques.


Na classe residencial, houve baixa de 0,8%, o que interrompeu uma sequência de crescimento dos meses anteriores. O recuo pode estar associado às temperaturas mais amenas no período. Esse quadro diminuiu a necessidade de uso de equipamentos de climatização. Assim, o aumento da posse de eletrodomésticos e a melhora das condições das famílias podem ter atenuado a queda e sustentado parte da demanda de eletricidade no segmento.


O consumo comercial teve a maior redução, de 3,3%. As temperaturas inferiores às observadas no ano anterior podem ter contribuído para a retração do consumo, reduzindo a necessidade de climatização nos estabelecimentos. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio e da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE mostraram expansão das atividades nesse nicho. Desse modo, há uma distinção com o que foi registado no consumo.