Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

CCEE e BBCE firmam acordo para reforçar inteligência e segurança

Em: 02/12/2025 às 13:47h por Canal Solar

Parceria permitirá à Câmara aprofundar o monitoramento do comportamento do mercado

 

A CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e a BBCE, plataforma de negociação de energia, formalizaram um acordo que amplia o compartilhamento de informações estratégicas para análises de inteligência de mercado.


A partir dos dados de negócios registrados na BBCE, a Câmara passa a ter subsídios adicionais para aprimorar estudos e avaliações voltados à segurança de mercado.


O eixo central da parceria é o uso da curva de preços futuros da BBCE, construída a partir de milhares de operações realizadas na plataforma. Esse insumo permitirá à CCEE aprofundar o monitoramento do comportamento do mercado e desenvolver novas ferramentas de apoio à integridade das negociações.


Para Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da Câmara, o acesso qualificado a dados é determinante para um setor elétrico mais previsível e resiliente. “A parceria entre CCEE e BBCE promove justamente isso: o acesso às melhores informações disponíveis para uma gestão eficiente das operações do mercado.”


Já Camila Batich, diretora-presidente da BBCE, reforça que o alinhamento entre as instituições ganha peso no contexto de abertura do mercado livre.


“Informação é essencial para a segurança de mercado, por isso temos investido na ampliação de nosso portfólio de produtos de dados para os mais diversos agentes. A linha BBCE Data & Analytics é construída em uma sólida base de dados reais, tecnologia avançada e um profundo cuidado com o sigilo da informação de nossos clientes.”


A BBCE Curva Forward, calculada com base nas mais de 200 mil TWh e R$ 400 bilhões negociados, é a referência de cotações de preços futuros de energia. É adotada pelos researchs de bancos, consultorias, órgãos públicos como a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), além das mais de 200 empresas que operam na BBCE.