Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a entrada em operação, tanto comercial quanto em teste, de usinas fotovoltaicas e eólicas, a partir de 9 de dezembro. As liberações envolvem empreendimentos nos estados do Pará, Goiás, Bahia e Rio Grande do Norte.
No Pará, a Aneel liberou as unidades geradoras UG1 a UG4, totalizando 0,33 MW de capacidade instalada da UFV Olinda Distribuição I, localizada em Benevides e de titularidade da Olinda Distribuição e Com. Ltda.
Em Goiás, foram autorizadas para operação comercial as unidades UG1 a UG3 da UFV Volga, com 0,30 MW no total. O empreendimento, pertencente à Volga Engenharia Indústria e Comércio Ltda., está situado em Aparecida de Goiânia.
Na Bahia, dois grandes complexos solares receberam autorização. A UFV Solar Irecê 3, instalada em João Dourado e operada pela Solar Irecê 3 S.A., teve liberadas as unidades UG1 a UG19, que somam 59,8 MW. No mesmo município, a UFV Solar Irecê, da Solar Irecê S.A., teve a liberação das unidades UG1 a UG23, totalizando 73,6 MW de capacidade instalada.
Ainda na Bahia, a Aneel autorizou também o início de operação em teste da UFV Sol de Brotas 4, localizada em Uibaí e pertencente à Sol de Brotas 4 S.A. O empreendimento teve liberadas 102 unidades geradoras, somando 32,5 MW.
No Rio Grande do Norte, a liberação abrangeu a EOL Ventos de São Rafael 10, localizada em São Tomé e operada pela Ventos de Santa Priscila Energias Renováveis S.A. As unidades UG2, UG8 e UG9, totalizaram 13,5 MW de capacidade instalada e foram autorizadas para operação em teste.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental