Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) divulgou que as grandes usinas solares ultrapassaram os 20 GW de potência operacional. De acordo com o balanço da entidade, desde 2012, o segmento atraiu mais de R$ 87,7 bilhões em investimentos. Além disso calcula ter gerado mais de 601 mil empregos verdes e contribuiu com cerca de R$ 29 bilhões em arrecadação tributária.
Apesar do avanço expressivo, o setor enfrenta desafios que ameaçam o ritmo da transição energética sustentável no País. Segundo a Absolar, o principal obstáculo são os cortes de geração renovável sem compensação financeira adequada aos empreendedores. Essa situação, argumenta a entidade, traz incertezas e desestimula novos investimentos.
A associação acredita que os cortes evidenciam a necessidade de modernizar o planejamento do setor e ampliar os investimentos em infraestrutura. Com isso, o Brasil, que possui um dos melhores recursos solares do mundo, ainda enfrenta dificuldades para aproveitar plenamente o potencial da energia limpa e renovável.
As grandes usinas solares estão presentes em todos os estados brasileiros, com destaque para a região Nordeste, que lidera com 52% da potência instalada, seguida pelo Sudeste (46,8%), Sul (0,5%), Centro-Oeste (0,28%) e Norte (0,26%).
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental