Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
Brasil e Costa Rica avançaram em uma agenda conjunta voltada à cooperação no setor agropecuário, com foco em sustentabilidade, bioinsumos e inovação tecnológica. A pauta foi tratada em reunião entre representantes dos ministérios da Agricultura dos dois países.
Participaram do encontro o secretário-executivo adjunto do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), Cleber Soares, e o vice-ministro do MAG (Ministerio de Agricultura y Ganadería de Costa Rica), Fernando Vargas. A reunião teve como objetivo discutir iniciativas de cooperação técnica e institucional em temas relacionados à produção sustentável.
Durante a agenda, a Costa Rica apresentou os avanços na elaboração de sua Estratégia Nacional de Bioinsumos, desenvolvida com base em referências da experiência brasileira. O país informou que a estratégia busca reduzir o uso de insumos químicos na agricultura e destacou o modelo brasileiro de registro, validação científica e uso de bioinsumos em larga escala.
A delegação brasileira apresentou dados do ABC (Programa Agricultura de Baixo Carbono), que, desde 2010, viabilizou a adoção de tecnologias sustentáveis em mais de 50 milhões de hectares e contribuiu para a mitigação de cerca de 60 milhões de toneladas de CO?. O Brasil indicou a possibilidade de compartilhar metodologias e práticas relacionadas ao programa.
Outro tema tratado foi o interesse do INTA (Instituto Nacional de Innovación y Transferencia en Tecnología Agropecuaria), da Costa Rica, no intercâmbio de material genético animal e vegetal com o Brasil. A delegação brasileira destacou a necessidade de avanços nos protocolos sanitários para viabilizar o intercâmbio.
A Costa Rica também apresentou interesse em tecnologias brasileiras de agricultura digital, incluindo drones, estações meteorológicas e ferramentas de monitoramento climático voltadas à extensão rural.
No campo sanitário, foram discutidos temas da agenda bilateral, como a organização de auditorias para habilitação de estabelecimentos brasileiros e o fortalecimento da cooperação entre o Mapa e o Senasa (Servicio Nacional de Salud Animal).
Em relação ao financiamento, a Costa Rica informou sobre a criação de um programa nacional inspirado no ABC, destinado ao apoio a produtores que adotem práticas sustentáveis, com foco inicial em pecuária, café e cana-de-açúcar.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental